Jovany Medeiros

Jovany Medeiros
Jovany Medeiros

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Testes para diagnóstico diferencial de dor radicular nos membros inferiores


Doenças de vísceras abdominais, pélvicas, síndromes dolorosas músculo-esqueléticas e lesões de raízes lombossacras podem causar dor nos membros inferiores (MMII). Nas duas primeiras condições fala-se de  "dor referida". Na terceira de "dor radicular". A dor radicular é causada por discopatias, estenose do canal vertebral, lesão ocupando espaço na coluna espinhal, e se associa a perda de reflexos, diminuição da força muscular e alterações da sensibilidade. Uma das funções do neurologista é realizar o diagnóstico diferencial (DD) entre dor referida e dor radicular. Nos MMII, três testes são comumente usados no DD entre dor radicular e dor referida: o teste da elevação da perna estendida, o teste de Lasègue e o teste de Bragard, que devem ser realizados no contexto do exame neurológico e não como procedimentos isolados. 

Teste da elevação da perna estendida.
Paciente em decúbito dorsal. Com a mão mantida na região posterior do tornozelo o examinador eleva o membro inferior até 90º., ou até ocorrer dor, o que surgir primeiro. Esse teste traciona as raízes L5-S1-S2, principalmente entre 35º. e 70º., e emula a dor radicular. Figura 1.
Teste de Lasègue.
Com o paciente em decúbito dorsal, o examinador flexiona o quadril com o joelho em flexão. Mantendo o quadril flexionado, então estende o joelho. O teste é positivo para dor radicular se não houve dor com o quadril e joelho fletido e se ocorrer dor com o quadril fletido e o joelho estendido.
Ver figuras 2A e 2B.
Teste de Bragard.
É um teste de confirmação de radiculopatia após a realização dos testes da elevação da perna estendida e do teste de Lasègue. Proceda como no teste de elevação da perna estendida, quando o paciente queixar-se de dor, abaixe a perna 5º. e faça a dorsoflexão do pé. Se houver radiculopatia, ocorre dor.  Ver figura 3.

Referências.
Bradley, WG et al. - Neurology in Clinical Practice, 2a. ed. Butterworth-Heineman. Boston, capítulo 35, p.433-445, 1996.
Cipriano, JJ - Manual Fotográfico de Testes Ortopédicos e Neurológicos. 4a.  ed. Editora Manole. Barueri. 497p, 2005.
Fuller, G. Neurological Examination Made Easy. Churchill Livingstone. Ediburgh. 220p. 1993.  

Figura 1. Teste da elevação da perna estendida.

 Figura 2A. Teste de Lasègue.
 Figura 2B. 
 Figura 3Teste de Bragard.

Nenhum comentário: